sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Play Center - Já foi o melhor





Playcenter é um parque de diversão brasileiro, localizado na cidade de São Paulo. Inaugurado em 27 de julho de 1973, o parque recebe cerca de 1,5 milhão de visitantes anualmente. Foi o primeiro grande parque de São Paulo sendo fundado com base nos parques das grandes cidades dos Estados Unidos da América e da Europa.

O parque abre normalmente em seu calendário oficial todos os dias da semana exceto às segundas-feiras, quando o parque é fechado para manutenção e vistoria dos brinquedos.

Com a construção do Hopi Hari (encomendada pelos próprios donos do Playcenter) o parque teve alguns de seus recordes batidos das atrações: Turbo Drop, Boomerang, Evolution, Waimea, entre outros.

Dentre as 35 atrações do parque, algumas se destacam:

  • Boomerang - Montanha-russa fabricada pela Vekoma, com um looping e dois saca-rolhas. Chegando a quase 90 km por hora, você é lançado do alto, e percorre o circuito todo, primeiro de frente e então de costas.
  • Castelo dos Horrores - um "castelo" composto por diversos cenários onde atores fantasiados supreendem os visitantes.
  • Cataclisma - dois pêndulos gigantescos balançam em sentidos horário e anti-horário, chegando a dar voltas e loopings de 360° graus
  • Double Shock - duas gôndolas que giram e balançam 360 º e em sentido horário e anti-horário.
  • Evolution - dez gôndolas em formato de círculo, sustentadas por um enorme braço giratório. Você pode flutuar de ponta-cabeça com esse brinquedo, chegando a 20 metros de altura.
  • Magic Motion - cinema 3D localizado dentro de um enorme globo de metal, em que as poltronas seguem os movimentos do filme dando mais realidade aos visitantes de forma a se sentirem fazendo parte da aventura.
  • Sky Coaster - simula as sensações de salto de pára-quedas com vôo de asa-delta num salto de 60 metros de altura. É pago à parte.
  • Splash - tradicional brinquedo aquático onde barcos em formato de tronco levam os visitantes sobre uma breve correnteza de rio artificial com quedas pequenas e curvas seguidas de uma queda maior.
  • Turbo Drop - uma torre de 60 metros de estrutura de metal, onde quatro suportes de metal com 3 assentos cada, levam os visitantes ao topo em 17 segundos, ficando parado no alto durante 6 segundos e, despenca em apenas 2 segundos. A queda chega a ser 2 vezes maior do que a força da gravidade.
  • Waimea - um percurso tranqüilo leva um barco de visitantes à altíssima altura, seguido de uma descida em alta velocidade que dá impressão de ser em queda livre. Na descida, o barco se choca com a água, levantando uma Waimea (a maior onda do Havaí, que dá nome a atração). Atração que custou ao bolso do playcenter 5 milhões de reais adiquirida em 2003.
  • Windstorm - montanha-russa de médio porte e alta velocidade. É constituída principalmente por curvas fechadas.
  • O Mistério da Monga - atração que mostra a história da bióloga Júlia, que embarcou em uma perigosa expedição ao Congo para pesquisar uma rara espécia de animal, os "Mongas". No meio da viagem, Júlia é capturada e oferecida para esse terrível animal. Ela consegue fugir, mas contrai o vírus no seu DNA e acaba se transformando em um "Monga". Foram 2 anos de pesquisa até chegar ao Trix 50, uma droga que é capaz de recuperar a genética original de Júlia